Como Ler um Relatório de Inspeção

 

Ao conversar com um inspetor predial, pergunte a ele qual o formato do relatório fornecido. Existem muitos estilos de relatório usados pelos inspetores prediais, incluindo uma lista de verificação, relatórios gerados por computador e o estilo descritivo.  

Alguns relatórios são entregues no local e alguns podem levar de 4 a 6 dias para entrega. Todos os sistemas de relatórios têm prós e contras. 

A questão mais importante em um relatório de inspeção é a descrição dada a cada item ou componente. Um relatório que indique as condições como "Boa", "Regular" ou "Fraca" sem uma explicação detalhada, é vago e pode ser facilmente mal interpretado. Um exemplo da condição de vago poderia ser: 

Pia da Cozinha: Condição - Boa, Regular ou Fraca.

Nenhuma dessas descrições dá ao proprietário do imóvel uma idéia do que está errado. A pia tem problemas com a aparência? A casa tem problemas de encanamento? Um bom relatório deverá supri-lo com informações descritivas das condições do lugar e do imóvel. Um exemplo de inspeção descritiva seria:

Pia da Cozinha: Condição - Pequeno desgaste, Grande desgaste, danificada, manchas de ferrugem ou acabamento de esmalte arranhado. É recomendável fixar a pia na bancada.

Como você pode ver, esse tipo de descrição inclui uma recomendação de reparo. Relatórios descritivos sem recomendações para o reparo de itens deficientes podem ser difíceis de compreender, se o seu conhecimento de construção for limitado.

Dedique um tempo e se familiarize com seu relatório. Se o relatório possuir uma legenda com códigos, símbolos ou ícones, leia e compreenda todo ele. Quanto mais informações fornecidas sobre o local e o imóvel, mais fácil será entender as condições gerais.

Ao final da inspeção predial, seu inspetor poderá lhe dar uma síntese da situação com tempo para perguntas e respostas. Aproveite essa oportunidade para fazer perguntas sobre termos ou sobre condições que possam não ser familiares a você. Um bom inspetor deve ser capaz de tirar suas dúvidas. Se por qualquer motivo, uma pergunta não puder ser respondida na hora da inspeção, o inspetor deverá pesquisar a questão e obter a resposta para você. Por exemplo, se o relatório do inspetor declara que a fundação de concreto tem rachaduras normais, assegure-se de perguntar: "Por que elas são normais"? A resposta que você deverá receber deve ter o seguinte sentido: rachaduras normais são comumente devidas à cura ou redução normal do concreto. O conhecimento e a experiência do inspetor está em como o tamanho e as características das rachaduras são determinadas. 

Recomendamos que você acompanhe seu inspetor predial em toda a inspeção se possível. Isso lhe ajudará a entender as condições do imóvel e os detalhes do relatório. 

Leia todo o relatório e compreenda as condições do imóvel que você deseja comprar. Afinal, este deve ser um dos maiores investimentos que você irá fazer.